Tipos de Sustentabilidade
Sustentabilidade Ambiental e Ecológica
Sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, mantendo a qualidade de vida e os ecossistemas em harmonia com as pessoas.
A sustentabilidade ambiental ainda é cuidar para não poluir as águas, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos, entre outras ações.
O próprio
conceito de sustentabilidade é para longo prazo, trata-se de encontrar uma
forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer
a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades.
O desafio da humanidade é preservar o seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.
Sustentabilidade Empresarial
Cada vez mais as empresas se preocupam com o meio ambiente, mas como parte de uma estratégia comercial e de marketing. Nas empresas, o conceito de sustentabilidade está ligado diretamente com responsabilidade social, tornou-se inclusive uma vantagem competitiva.
A empresa que se preocupa com a sustentabilidade é aquela que cuida do planeta, se preocupa com a comunidade, com o meio ambiente e é sempre louvável aos olhos do público.
A sustentabilidade nas empresas está também ligada à sustentabilidade econômica, que é alcançada através de um modelo de gestão sustentável, ou seja, um modo que incentiva processos que permitam a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa.
Sustentabilidade económica
Busca garantir o desenvolvimento económico levando em consideração estratégias que não provoquem impactos ambientais ou que diminuam a qualidade de vida das pessoas em sociedade.
Entre algumas das ações que podem ser consideradas economicamente sustentáveis, destaque para a utilização de energias renováveis; fiscalização constante para evitar que outras empresas ou pessoas cometam crimes ambientais; entre outras.
Exemplos de ações para a sustentabilidade
Entre algumas das principais atitudes que podem ser tomadas para incentivar os ideais da sustentabilidade então:
- Evitar o desperdício de água;
- Usar fontes de energias renováveis e limpas (geotérmica, eólica e hidráulica, por exemplo);
- Manter preservadas áreas verdes, salvas de atividades de exploração com fins económicos;
- Racionalizar e controlar a exploração de recursos minerais (carvão mineral, petróleo, minérios, etc.), criando estratégias que permitam o menor impacto possível para o meio ambiente;
- Priorizar a produção e consumo de alimentos orgânicos;
- Priorizar a utilização de tecnologias que usam fontes de energias renováveis;
- Reciclagem e coleta seletiva do lixo;
- Priorizar o consumo de produtos biodegradáveis.
Quais são os principais benefícios da sustentabilidade?
A aplicação de estratégias e ações sustentáveis é de extrema importância para garantir uma melhor qualidade de vida da população.
Alguns dos principais exemplos dos resultados que a sustentabilidade pode trazer para o planeta a médio e longo prazo são:
- A diminuição da poluição nos rios, terra e atmosfera;
- A preservação dos recursos naturais (oceanos, florestas, lago, etc.);
- A manutenção da vida terrestre com qualidade e dignidade sem agredir ao meio ambiente;
- Evitar grandes catástrofes naturais provocadas pelos impactos ambientais.
O debate sobre a importância da sustentabilidade virou um tema essencial e recorrente a partir da última década do século XX. Como consequência, a procura por produtos e serviços que seguissem os padrões estabelecidos pelo conceito da sustentabilidade aumentaram da mesma forma, a sustentabilidade passou a ser muito explorada pelas empresas para mostrar ao público que os seus produtos foram fabricados sem danificar ou prejudicar o meio ambiente. Assim, passa a ser rotulada como uma empresa ecologicamente correta e isso funciona como uma campanha de marketing positiva para a marca.